O que são os Chakras?

Chakras

O que são chakras? 

Muita gente já ouviu falar mas no fundo não sabe o que são chakras e nem como eles funcionam. Depois de tanta gente me perguntar, resolvi escrever esse artigo, para ajudar o maior número de pessoas possível a se conectar com a sua própria essência de forma autônoma e segura. Vamos lá?!

 

A palavra Chakra ou Tchakra, que vem do sânscrito, significa “roda”. São vórtices, um movimento forte de energia que avança em espiral como redemoinhos, alastrados pelo corpo por onde emana e espalha a energia vital.

 

Se resgatarmos os estudos de ciências da escola, podemos lembrar que nosso corpo é constituídos dos mesmos elementos do Universo: moléculas, átomos, prótons, nêutrons e elétrons. E se voltarmos nas aulas de química, podemos levar em conta que matéria é a condensação da energia; energia é a desintegração da matéria. 

 

A emanação dessa atividade cria a nossa volta um campo pulsante de energia eletromagnética que é descrito como aura ou campo de energia sutil. Da mesma maneira que o corpo físico tem órgãos, os chakras são órgãos desse campo luminoso que nos envolve. 

 

Como funcionam os chakras?

Imagem: Shutterstock

 São vários os pontos que contém os espirais distribuídos no corpo humano. Contudo, há 7 principais que compõe o que chamamos de energia vital. A espiral de cada chakra se estreita a medida que se aproxima do corpo físico e se prendem diretamente a nossa espinha dorsal e cada uma está diretamente ligada a uma glândula endócrina, que regula o nosso corpo físico. 

 

São os chakras: 

1- Base - ovários/testículos

2 - Sacro ou umbilical - Glândula Suprarenal

3 - Plexo Solar - Pâncreas

4 - Cardíaco - Timo 

5 - Laríngeo - Tireóide/Paratireoide

6 - Frontal - Pituitária

7 - Coronário - Pineal

 

Quando estamos em harmonia, fluímos bem em nossas questões energéticas, mentais, emocionais e até espirituais. Naturalmente, nosso corpo físico se sente saudável e bem disposto. 

 Quando estamos em desequilíbrio, esse estará ligado a alguma questão sutil, que pode ser uma memória de dor, tristeza, trauma que já foi vivido e ficou "salvo" no corpo sutil e provavelmente está sendo revisitado por alguma questão-gatilho relacionada a nossa vida no aqui e agora. 

 O tipo de questão vai refletir no chakra e sua glândula relacionada. 

 

1- Chakra Base - realizações, inseguranças, força de vontade, ou falta dela, necessidade sexual. Aterramento.

2 - Chakra do Sacro ou umbilical - Criatividade, sexualidade afetiva, vícios, violências

3 - Chakra do Plexo Solar - relacionamentos, medos, introversão ou extroversão e poder pessoal

4 - Chakra Cardíaco - emoções, paixões, ternuras, rejeições, coragem. Nossa criança interior.

5 - Chakra Laríngeo - autoexpressão, comunicação, externar vontades.

6 - Chakra Frontal - equilíbrio entre o Eu superior/inferior. sabedoria externa, raciocínio, confiança, intuição.

7 - Chakra Coronário - Sabedoria interna, espiritualidade, desapego. 

 

Como equilibrar os chakras?

 

Há diversas formas de trabalhar as questões do corpo sutil. Acupuntura, yoga, aromaterapia, cromoterapia, alimentação consciente e mais. Nossa maneira de trabalhar é com cristais, que age por electromagnetismo. 

 Os cristais são corpos vibracionais que emanam uma vibração tão harmônica quanto a sua estrutura atômica perfeita. E essa vibração entra em ressonância com a nossa vibração, equalizando com a dos cristais. Enquanto equilibramos os vórtices, ou chakras, vamos limpando e liberando algumas memórias e forma-pensamentos que estão presas no corpo sutil, melhorando entendimento, funcionamentos, percepções e programações mentais. 

 

O Reino Mineral é a estrutura física do planeta o qual estamos inseridos. Na escola, estudamos esse reino em química inorgânica e sim, ele tem muitas complexidades, apesar da sua generosa simplicidade no existir. Conhecer a fundo essas estruturas nos ajuda em muito a nos integrar com a natureza interna e externa da existência. Há uma maneira simples de entender o equilíbrio dos chakras com cristais, sem precisar estudar a fundo. Aqui, a cromoterapia pode ser uma aliada para entender o melhor posicionamento de cada cristal no corpo físico, graças a maneira como frequência das cores atua no corpo sutil. Nem todos os cristais seguem à risca essa regra. Por isso, preparei uma breve lista de cores e cristais mais conhecidos, referentes aos 7 chakras principais: 

 

  • Chakra Base - vermelho, marrom e preto - jaspe vermelha, granada, quartzo fumê, ágata, turmalina negra, ônix

 

Brinco alinhamento Jaspe Vermelha

 

                            Pulseira Alinhamento Quartzo Fumê
 

2 - Sacro ou umbilical - alaranjados e terrosos - ágata de fogo, cornalina, jaspe madeira.

Argola Jaspe Madeira e Cianita Azul

 

3 - Plexo Solar - amarelos e dourados - olho de tigre, citrino, selenita e calcita laranja. 

Colar Alinhamento Olho de Tigre

Brinco Tapeçaria Citrino

 Colar Alinhamento Citrino

 

4 - Cardíaco - verdes e rosas - quartzos verde e rosa, rodocrosita, unakita, zoizita, esmeralda, turmalina rosa, jaspe rosa 

Colar Alinhamento Rodocrosita

Colar Pêndulo Sodalita e Zoisita

 

5 - Laríngeo - azul - quartzo azul, amazonita, água marinha

Colar alinhamento água marinha

 

6 - Frontal - índigo - sodalita, lápis lazuli, apatita, labradorita

Brinco Alinhaento Lápis Lazuli

Colar Alinhamento Sodalita

Colar Alinhamento Thetavibes Labradorita

 

7 - Coronário - violetas, prata e branco - ametista, selenita branca, pirita, quartzo transparente.

Colar Alinhamento Ametista

Brinco Karol – Pérola e Quartzo Aura Ensolarado

Brinco Cristais Especiais únicos Ametista com ponta de cristal

Brinco órbita Ametista e Labradorita

 

Para entender mais, vale saber que cada chakra vibra em uma intensidade diferentes. Para entender melhor costumo fazer uma analogia com a vibração do som, que também é uma forma de trabalha-los, via mantras. Os chakras inferiores tem uma intensidade mais grave e a medida que vai subindo, vai ganhando tons agudos. Por isso os cristais relacionados aos chakras superiores (do cardíaco para cima) podem ser usados em qualquer posição superior. E com mais entendimento, é possível usar a vibração de todos eles em todos os chakras, calculando o tempo de utilização com propósito. Alguns cristais se harmonizam com qualquer chakra, como os quartzos transparentes, ametista. 

 

 Espero ter conseguido te ajudar a entender os chakras e cristais de forma simples e prática. Se você ainda tiver dúvidas, deixa elas nos nossos posts do instagram, que eu e minha equipe vamos ter o maior prazer em te ajudar no que pudermos. Confira nossos amuletos e escolha o seu com mais segurança, ouvindo a sua intuição.

 

Com amor, Luty